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    Inter, C6 e Bradesco lideram ranking de reclamações

    28 de outubro de 2025

    Os bancos Inter, C6 e Bradesco lideram o ranking de reclamações do 3º trimestre. O levantamento foi divulgado nesta 5ª feira (23.out.2025) pelo Banco Central. Proporcionalmente ao número de clientes, o Inter tem índice de reclamações quase duas vezes maior que o do 2º colocado, além de figurar no pódio desde 2023.

    Os dados mostram que, no topo das queixas dos clientes, estão problemas envolvendo crédito consignado, cartões de crédito e atendimento de SAC.

    Os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estão em 11º e 12º lugares, respectivamente.

    O BC organiza a lista com base nas reclamações registradas por clientes na internet, por telefone (145) e por correspondência.

    O relatório mede a proporção de queixas procedentes, ou seja, aquelas em que há indício de descumprimento das normas do sistema financeiro.

    O resultado é um termômetro da insatisfação com os serviços bancários e das falhas mais recorrentes do setor.

    Leia a íntegra da nota divulgada pelo Banco Inter:

    “O Índice de Reclamações do Banco Central é um instrumento importante para o aprimoramento do setor financeiro, e o Inter acompanha atentamente todas as manifestações registradas.

    “Temos um plano ativo de evolução do nosso posicionamento no ranking, com avanços já projetados e melhorias esperadas ainda para 2025.

    “Como reflexo desse compromisso, alcançamos 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), um dos índices mais altos do setor bancário, o que posiciona o Inter na zona de excelência em satisfação. O Super App também se destaca com a melhor avaliação entre 14 instituições financeiras nas lojas de aplicativos, com nota média de 4,83 (em uma escala de 0 a 5) entre iOS e Android.

    “Oferecer a melhor experiência aos nossos clientes é prioridade, e seguimos focados em aumentar continuamente a satisfação e a qualidade do relacionamento, com transparência e respeito”.

    RECLAMAÇÕES
    As queixas mais frequentes continuam ligadas à integridade, segurança e sigilo das operações financeiras, especialmente nos serviços de cartão de crédito.

    Na sequência, figuram problemas em crédito consignado, com destaque para restrições à portabilidade e falhas nos contratos. Também ganham relevância problemas de comunicação, como informações incorretas ou insuficientes sobre produtos e serviços, além da insatisfação com o atendimento das centrais de relacionamento.

    As maiores reclamações são sobre:

    • irregularidades em cartões de crédito – 4.882 ocorrências;
    • restrições à portabilidade de crédito consignado – 3.600;
    • insatisfação com o atendimento do SAC – 3.543;
    • oferta ou informação inadequada sobre produtos e serviços – 3.082;
    • problemas em operações de crédito consignado – 2.893;
    • irregularidades em operações de crédito (exceto consignado) – 2.715;
    • falhas em cobranças do saldo devedor de fatura de cartão – 2.714;
    • oferta inadequada de informações sobre contas e serviços – 2.713;
    • oferta confusa sobre crédito consignado – 2.427;
    • informação incorreta sobre operações de crédito em geral – 2.067.

    O relatório mostra ainda que as reclamações sobre débitos não autorizados, embora fora do top 10, seguem como um tema de preocupação recorrente, apontando a necessidade de maior transparência dos bancos nas autorizações de transações.

    ENTENDA O RANKING

    O Banco Central define o ranking a partir das reclamações registradas por cidadãos nos canais oficiais. Cada queixa passa por uma análise que verifica se há indícios de violação das normas do sistema financeiro. Quando confirmada, a reclamação é classificada como procedente.

    A posição das instituições é calculada com base na relação entre o número de reclamações procedentes e o total de clientes. O BC ressalta que não intervém em casos individuais, mas usa os dados para aperfeiçoar a regulação, a supervisão e a educação financeira.
    Fonte: Poder 360

    Notícias: FEEB-SC

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