Em Santa Catarina serão ofertadas cinco vagas em Chapecó, seis vagas em Criciúma, cinco vagas em Blumenau, sete vagas em Florianópolis e seis vagas em Joinville.Das mil vagas ofertadas, 5% (90) serão destinadas a pessoas com deficiência e 20% (202) serão exclusivas a pessoas negras. As inscrições para o concurso abrem nesta sexta-feira (16) e podem ser feitas até o dia 3 de outubro no site do Cebraspe.
A taxa de R$ 85 poderá ser paga até o dia 21 de outubro. Os candidatos com cadastro atualizado no CadÚnico ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde podem pedir isenção do valor.
Entre as atividades que serão realizadas pelos técnicos de seguro social estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao direito e processos previdenciários.
O concurso terá provas objetivas e curso de formação. A prova objetiva será realizada no dia 27 de novembro, com 3h30 de duração, exigindo conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, ética no serviço público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
Também serão exigidos conhecimentos em temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
Já o curso de formação será destinado aos aprovados na prova para, segundo a assessoria do INSS, orientá-los quanto ao atendimento, a legislação que rege os benefícios, os sistemas e a estrutura do INSS, bem como sua missão, visão e valores.
No estado catarinense, o curso será ofertado em Florianópolis. Serão 180 horas de carga horária presencial, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas no período da manhã ou da noite. Cada candidato receberá auxílio financeiro de R$ 2.952,89, o equivalente a 50% do salário do cargo.
Ao término do curso, os candidatos serão submetidos a uma prova de 120 questões e outro teste discursivo de duas questões a serem respondidas em até 15 linhas referentes ao conteúdo ministrado.
A nota final do concurso será a soma da nota nas provas objetivas e da nota obtida no curso de formação. Os aprovados serão listados em ordem de classificação decrescente, podendo trabalhar em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS que optou por concorrer.
Fonte: ND mais
Notícias: FEEB-SC