

Os impactos da inteligência artificial generativa no mercado de trabalho já estão aparecendo em alguns setores. Um deles é o financeiro, com a redução das contratações pelos grandes bancos americanos à medida em que investem cada vez mais na tecnologia, como detalhou a CNBC na quarta-feira (15).
Maior banco do mundo em valor de mercado, o JPMorgan Chase aumentou seu número de funcionários apenas 1% no terceiro trimestre deste ano, mesmo tendo registrado lucro de US$ 14,4 bilhões, o equivalente a R$ 78,1 bilhões pela cotação do dia. Esse valor representa 12% a mais do que o faturado no período em 2024.
IA em todos os processos bancários
Conforme a reportagem, o JPMorgan já adota soluções de inteligência artificial na automatização de algumas tarefas e se prepara para expandir a presença da tecnologia para praticamente todos os processos bancários. Assim, tanto a experiência dos funcionários quanto a dos clientes passará por transformações.
Em memorando enviado aos funcionários esta semana, o CEO do Goldman Sachs, David Solomon, disse que a companhia busca “mais velocidade e agilidade” em todas as operações, justificando a implementação da tecnologia. Porém, a parte final do documento não trouxe uma boa notícia para os contratados.
Segundo o executivo, a reformulação baseada no uso da IA vai restringir o aumento das contratações e deve resultar na demissão de um número limitado de funcionários ainda este ano. De modo geral, a implementação da tecnologia na empresa vai demorar alguns anos para ser concluída.
Quais funções serão mais afetadas?
Profissionais que atuam em funções operacionais no setor bancário são os mais vulneráveis aos impactos da IA, de acordo com o relatório. Aqueles que trabalham no suporte às operações, em departamentos como RH, financeiro e TI, entre outros, aparecem como os principais expostos.
Há alguns meses, um executivo do JPMorgan revelou aos investidores que as equipes de operações e suporte devem sofrer uma redução mínima de 10% nos próximos cinco anos, apesar do volume de negócios apresentar tendência de crescimento, por causa da IA. O balanço mais recente aponta que a empresa possui 318.153 funcionários.
Fonte: Tecmundo
Notícias: FEEB-SC
