Nesta terça-feira (29/4), foi realizada em São Paulo uma reunião entre a CONTEC e a FENABAN para discutir questões relacionadas à saúde dos bancários. O encontro, inicialmente suspenso devido a uma Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Bancários de Muriaé (MG), foi retomado após esclarecimentos sobre a necessidade de negociação prévia, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026.
Durante a reunião, foram debatidos temas como as pesquisas realizadas pelos bancos sobre saúde ocupacional e a importância de gestores treinados para lidar com questões de saúde mental no ambiente de trabalho.
O presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina , Armando Machado Filho, destacou durante a reunião, os desafios que os trabalhadores do setor têm enfrentado diariamente nas agências. Ele alertou para o preocupante número de bancários afastados pelo INSS devido a problemas de saúde mental, resultantes da intensa cobrança de metas e da sobrecarga de trabalho. Reforçou ainda a necessidade de um estudo conjunto entre o movimento sindical e a Fenaban para encontrar soluções que mitiguem esses impactos e garantam melhores condições para a categoria.
“ Os bancos precisam assumir a responsabilidade pelos impactos da pressão por metas e da sobrecarga de trabalho na saúde mental dos bancários. É essencial que medidas concretas sejam adotadas para garantir um ambiente laboral mais saudável e equilibrado”, afirmou Armando .
A representação dos trabalhadores enfatizou a necessidade de ações preventivas para evitar o adoecimento e promover um ambiente laboral saudável.
“Embora a FENABAN apresente dados e estatísticas indicando que os bancos têm atuado corretamente em relação à saúde mental e ocupacional, ainda são necessárias mudanças mais substanciais. Soma-se a isso o adiamento da entrada em vigor da nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), prevista para 26 de maio de 2026, que estabelece a obrigatoriedade do gerenciamento de riscos psicossociais”, destacou Lourenço Prado, presidente da CONTEC. Diante disso, as partes concordaram em realizar uma nova reunião para aprofundar a análise do tema.
A CONTEC foi representada pelo presidente Lourenço Prado e membros da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN), incluindo Armando Machado Filho (Federação dos Bancários de Santa Catarina), Davi Zaia (Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Gladir Basso (Federação dos Bancários do Paraná), Marcelo Pizzo (Federação dos Bancários de Minas Gerais), Gustavo Walfrido (Federação dos Bancários de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Leiza Torres (CONTEC), Carla Flores (Federação dos Bancários de Santa Catarina), Zanela e Augusto Ribeiro (Sindicato dos Bancários de Araçatuba-SP) e Carlos Bueno (Sindicato dos Bancários de Tupã-SP).
A FENABAN foi representada pelo Dr. Adauto Duarte, acompanhado de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú Unibanco e Bradesco.
A próxima reunião de negociação nacional sobre autorregulação sindical e novas tecnologias, como inteligência artificial na atividade bancária, está agendada para 29 de maio de 2025, em local a ser definido.
Fonte : CONTEC com edição da assessoria de comunicação – FEEBSC