A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) realizou, nos dias 27 e 28 de março de 2025, em São Paulo, o Seminário Nacional do Movimento Mulher CONTEC, com o tema “Em defesa da equidade de gênero e do fortalecimento da representação sindical feminina”. O evento contou com palestras de especialistas em temas como equidade de gênero, assédio e saúde mental no trabalho, qualificação e capacitação para lideranças femininas e direitos conquistados em Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina, participou ativamente, através da presença expressiva da maior comitiva de diretores e especialmente de diretoras dos sindicatos da base da entidade, com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da representação feminina no movimento sindical.
“É fundamental que apoiemos as mulheres em sua ascensão profissional, investindo em capacitação e criando um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. O combate à violência e aos assédios deve ser uma prioridade, pois só assim podemos nos definir como entidade justa. “ falou o presidente da Federação, Armando Machado Filho, que por diversas vezes, através de várias diretoras, foi citado como exemplo de apoiador da participação das mulheres, dentro do movimento sindical .
O Seminário Movimento Mulher CONTEC foi um espaço transformador, dedicado ao debate de ideias, à troca de experiências, ao compartilhamento de conhecimento e ao fortalecimento mútuo. Além disso, proporcionou um momento crucial de conscientização sobre a importância da equidade de gênero e dos desafios enfrentados pelas mulheres. Esse encontro reafirma o poder da união e da reflexão como ferramentas essenciais para impulsionar mudanças significativas em nossa sociedade.
“ Este evento nos lembra que a luta por igualdade não é apenas uma questão de justiça, mas também de transformação social. É aqui que trocamos experiências, fortalecemos nossas vozes e reafirmamos nosso compromisso com um futuro mais inclusivo e igualitário.” Discursou Simone Lang, presidente do Sindicato dos Bancários de Lages e Região.
Foi lançada durante o evento, uma cartilha online que servirá como um guia prático , reunindo as principais leis que asseguram os direitos das mulheres. Esse material, acessível e informativo, visa empoderar ainda mais as mulheres, proporcionando conhecimento para que cada uma possa reivindicar seus direitos com confiança e segurança .
“A divisão sexual do trabalho e a violência de gênero na categoria bancária refletem desigualdades estruturais que precisam ser enfrentadas com coragem e união, para que possamos construir um ambiente mais justo e igualitário para todas as mulheres.”, falou Carla Flores, diretora da FEEBSC e coordenadora do Movimento Mulher Contec.
A iniciativa da CONTEC e o engajamento da FEEB-SC, mostram que a luta pela igualdade de gênero nos bancos está avançando, mas ainda há desafios a serem superados. O seminário foi um marco na busca por mais respeito, reconhecimento e igualdade para as mulheres bancárias.
Um dos principais pontos discutidos foi o combate ao assédio moral e sexual dentro das agências bancárias. As dirigentes presentes reafirmaram seu papel como multiplicadoras desse compromisso, acompanhando de perto a realidade das bancárias e garantindo apoio às vítimas. O objetivo é não apenas acolher e auxiliar as companheiras que enfrentam essas situações, mas também atuar de forma preventiva para evitar que tais ocorrências aconteçam no ambiente de trabalho.
O Seminário Movimento Mulher CONTEC foi concluído de forma marcante, com a construção e aprovação unânime de uma carta contendo o termo de compromisso por todas as entidades presentes, para que as pautas que representem as mulheres sejam apresentadas aos bancos .
Assessoria de comunicação – FEEB/SC