A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no Brasil, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida- uma média de 38 pessoas por dia. No mundo, os dados da OMS apontam que são mais de 700 mil casos de suicídio por ano. Esses casos estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e ansiedade.
O suicídio é um fenômeno complexo e que atinge pessoas de diferentes culturas, classes, idades, sexo entre outros. Em entrevista à TV Antena 10, a psicóloga destacou a importância de reconhecer o adoecimento mental sem preconceitos. “A importância de você reconhecer as suas emoções e você perceber que as suas emoções estão desajustadas, quando elas começam a ser tornar muito pesadas e acabam prejudicando sua rotina… Combate a psicofobia, combate às ideias de preconceito relacionadas às questões que envolvem a saúde mental, a ideia de julgamento, a ideia de quem tem transtorno mental ele é fraco, ele não busca Deus, é alguém desocupado”, disse.
A importância da saúde mental no ambiente de trabalho foi um ponto abordado pela psicóloga, considerando o crescimento dos afastamentos dos postos de trabalho por transtornos relacionados à saúde mental.
“Esse equilíbrio emocional e mental é muito importante para o vendedor, para o corretor de imóveis. Estar lidando com sua vida de forma equilibrada e a imobiliária R3R trabalha fortemente em cima disso, tanto falando da nossa vida espiritual, mental, profissional quanto familiar. Então isso faz diferença”, destacou. (Fonte: Terra – Feeb SC).