O endividamento oneroso no cartão de crédito – quando há incidência de juros sobre o saldo devedor – é “significativamente maior” no segmento de bancos privados pequenos e médios e financeiras, incluindo as ligadas a empresas do ramo varejista, e menor quando consideradas as cooperativas.
Em grandes bancos e nas instituições digitais, por sua vez, os percentuais de utilização das modalidades com juros são similares, sendo que nas fintechs os patamares são “ligeiramente inferiores”, independentemente do número de vínculos. As conclusões fazem parte de boxe do Relatório de Economia Bancária do Banco Central (BC), divulgado hoje. O trecho discute o perfil de utilização de cartões de crédito no Brasil.
Segundo o documento, o maior uso das modalidades onerosas do cartão de crédito – seja do rotativo ou de linha de parcelamento – em bancos de menor porte e financeiras está em linha com o perfil de atuação desses grupos, que têm “como prática comum a realização de empréstimo pessoal com cobrança das parcelas na fatura do cartão”.
Já o uso menos representativo nas cooperativas sugere que os usuários desse segmento utilizam o cartão principalmente como meio de pagamento de compras à vista ou parceladas pelos lojistas.
Considerando o grupo de usuários que têm vínculo com duas instituições, por exemplo, os dados do BC mostram que, nos bancos pequenos e médios e financeiras, 43% do saldo devedor está em modalidades de crédito (quando há cobrança de juros). Esse percentual é de 26% nos “bancões”, 22% nas instituições digitais e 9% nas cooperativas.
Hoje, quem fica no rotativo por mais de 30 dias migra automaticamente para um parcelamento, conforme regra criada em 2017. Diante dos altos juros praticados no rotativo, a possível extinção da modalidade voltou ao debate.
O BC diz ainda que há relação entre um maior número de cartões nas mãos do mesmo usuário e maior utilização de crédito sujeito a juros. De acordo com documento, a partir de dois vínculos, na média, a participação das modalidades com característica de crédito no saldo devedor e o percentual do limite utilizado aumentam.
O relatório destaca que o crescimento no mercado de cartões nos últimos anos se refletiu na elevação do percentual de usuários com mais de um vínculo. No entanto, mais da metade (54%) dos clientes ainda têm saldo devedor em apenas uma instituição. Esse percentual era de 62% de 2019. Do total, 25% têm dois vínculos; 11% têm três; 5% têm quatro e 6% têm cinco ou mais.
Fonte: Valor. Globo
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