

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (5) manter em 15% a Selic, a taxa básica de juros da economia. A decisão foi unânime de sua diretoria, e pregou uma manutenção da taxa nesse nível por período bastante prolongado para atingir a meta de inflação.
“O Comitê avalia que a estratégia de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, disse no comunicado que segue a decisão.
“O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, reforçou.
A decisão de manutenção dos juros já era amplamente esperada pelo mercado financeiro, a fim de garantir a convergência da inflação para a meta dentro do horizonte de política monetária relevante.
A decisão reflete a combinação de uma postura cautelosa diante de um ambiente externo ainda incerto e a avaliação de que os efeitos defasados da política monetária ainda estão se manifestando.
“O ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”, ressaltou no início do comunicado que acompanha a decisão. (Fonte: G1).