Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do FGTS, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pretende indicar ao Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a suspensão da antecipação do saque-aniversário
Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do FGTS, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pretende indicar ao Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a suspensão da antecipação do saque-aniversário, modalidade de retirada de recursos da conta do Fundo.
O tipo de saque representa um verdadeiro perigo, pois ao permitir a antecipação ao trabalhador de até cinco parcelas anuais do saque-aniversário, ocorre o bloqueio de parte ou total do saldo. Além de ficar bloqueado, o beneficiário também paga taxa de juros de 1,79% ao mês.
O adiantamento do saldo também é prejudicial para o Fundo. Do total de R$ 504 bilhões na soma dos cotistas do FGTS, quase R$ 100 bilhões já pertencem aos bancos, conforme indica o ministro do Trabalho.
O Fundo é muito importante para os brasileiros. Representa uma proteção ao trabalhador no caso do desemprego, financia obras para o desenvolvimento econômico do país e ainda desempenha função social ao ser fonte de recursos para garantir moradia às famílias de baixa renda.
Fonte: O povo
Notícias: FEEB-SC