

O Banco do Brasil passa a ser obrigado a realizar concurso público específico para preenchimento de cargos técnicos que exigem formação superior. É a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que mantém sentença dada anteriormente pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
Atualmente, o banco preenche os cargos com funcionários que ingressaram na empresa por meio do concurso geral, como escriturário que possui a formação superior necessária, ascende para carreiras técnicas como área jurídica, engenharia, entre outras.
Para não prejudicar os trabalhadores, o TST determinou que os empregados ascendidos antes da decisão para as carreiras técnicas tenham os cargos preservados. Já os que ascenderam entre a decisão e a ratificação do TST, estão protegidos por medida cautelar, de efeito suspensivo, dependendo do julgamento do mérito no TST. (Fonte: Conjur).
O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, durante audiência pública na comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados onde falou que o mercado financeiro tem errado muito as projeções para o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos. Avalia que as surpresas positivas para o PIB (Produto Interno Bruto) indicam que as reformas estruturais aumentaram o crescimento potencial do país. | Sérgio Lima/Poder360 - 27.set.2023