Funcionários da loja da Apple na Penn Square, em Oklahoma City, votaram a favor da união com os ‘Communications Workers of America‘ (CWA), com 56 votos a favor e 32 votos contra. De acordo com o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas, que supervisionou a votação, todos os colaboradores regulares em período integral e meio período da loja tinham direito a voto.
Vale ressaltar que essa votação foi a segunda realizada para uma loja da Apple nos EUA. Em junho deste ano, os trabalhadores de Maryland votaram pela sindicalização com a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais.
Outra votação estava marcada para acontecer em Atlanta, mas a CWA cancelou, alegando que a empresa havia tornado “impossível” uma votação justa ao intimidar os funcionários.
É importante mencionar que a Apple enfrentou várias reclamações sobre táticas antissindicais, inclusive em Oklahoma no início deste mês, e a CWA apresentou acusações contra a empresa junto ao NLRB.
Segundo o sindicato, a Apple interrogou e fiscalizou os trabalhadores da loja Penn Square, realizou reuniões de audiência cativa e disse que eles não receberiam os mesmos benefícios que as lojas não sindicalizadas, se votassem a favor da organização.
Os trabalhadores de uma Apple Store em Atlanta, Estados Unidos, entraram com uma petição nesta quarta-feira (20) para realizar uma eleição sindical. A ideia é se tornar a primeira loja física sindicalizada da empresa de Cupertino, algo que está virando tendência no mercado.
Dos mais de 100 funcionários em cargos de vendas, técnicos, criativos e operacionais elegíveis para se filiar ao sindicato, mais de 70% manifestaram apoio à ideia.
A iniciativa, segundo comunicado enviado à imprensa, conta com o apoio do Communications Workers of America, o maior sindicato de comunicação e mídia do país.
Fonte: Olhar digital
Notícias: FEEB-SC