
O Sindicato dos Bancários de Laguna e Região marcou presença no 52º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da CONTEC, realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2026, em São Paulo. O evento reuniu lideranças sindicais de todo o país para discutir os principais desafios da categoria bancária e definir as diretrizes da Campanha Salarial dos Bancários de 2026.
Representando a entidade lagunense participaram o Presidente Luiz Francisco Cardoso, o Vice-Presidente Robson Fernandes, o Diretor de Formação Sindical Rosinaldo Estácio, o Tesoureiro Marco Aurélio dos Santos Mauricio e os Diretores, Daniel Machado de Oliveira e Renata de Souza Ferreira da Silva.
Durante os dois dias de atividades, os dirigentes participaram de debates sobre temas fundamentais para o futuro da categoria, como saúde mental dos trabalhadores bancários, impactos da inteligência artificial nas relações de trabalho, desafios do direito previdenciário e, principalmente, a construção da pauta de reivindicações que será apresentada aos bancos na Campanha Salarial 2026.
A programação também contemplou amplas discussões sobre remuneração, condições de trabalho, preservação dos empregos, avanços tecnológicos no sistema financeiro e fortalecimento da representação sindical. As propostas apresentadas pelos sindicatos participantes foram consolidadas ao final do encontro para compor a minuta nacional de reivindicações dos bancários.
Para a delegação de Laguna, a participação no encontro reforça o compromisso da entidade com a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor financeiro e garante que as demandas dos bancários da região estejam representadas nas discussões nacionais.
Segundo os dirigentes, o evento foi um importante espaço de troca de experiências, atualização sobre os desafios enfrentados pela categoria e construção coletiva de estratégias para fortalecer as negociações com o sistema financeiro. A presença da delegação lagunense demonstra a atuação permanente do Sindicato dos Bancários de Laguna e Região nas principais instâncias de representação dos trabalhadores bancários brasileiros.
Ao final do encontro, os participantes aprovaram a minuta de reivindicações da categoria, que servirá de base para as negociações da Campanha Salarial 2026 junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), buscando garantir avanços econômicos, sociais e melhores condições de trabalho para os bancários de todo o país.
Notícias: SEEB-LAGUNA-SC
