• Entre em contato conosco:
  • (48) 3513-3721
  • seeb.laguna@terra.com.br
    • Início
    • Institucional
    • Serviços
    • Convênios
    • Notícias
      • Eventos
      • Informativos
      • Bancos
        • Caixa Econômica Federal
        • Banco Bradesco
        • Banco do Brasil
        • Banco Itaú
        • Banco Santander
        • Outros Bancos
    • Acordos Coletivos
      • FENABAN
        • Convenção Coletiva Trabalho
        • Convenção Coletiva PLR
        • Pauta de Reivindicações
        • Aditivos
      • Banco do Brasil
        • Acordo Coletivo Trabalho
        • Acordo Coletivo PLR
        • Pauta de Reivindicações
        • Comissão de Conciliação Prévia
        • Aditivos
      • Caixa Econômica
        • Acordo Coletivo Trabalho
        • Acordo Coletivo PLR
        • Pauta de Reivindicações
        • Comissão de Conciliação Prévia
        • Aditivos
    • Filie-se
    • Contato
    Denuncie
    Salário mínimo 2026: quando deve ser definido e qual o valor?
    21 de novembro de 2025
    PIX ganha novo mecanismo para recuperar dinheiro de vítimas de fraudes
    24 de novembro de 2025

    Sabe como funciona o Conselho de Recursos da Previdência Social? Veja quando vale a pena e como recorrer

    24 de novembro de 2025

    Direito dos trabalhadores: CRPS é um colegiado administrativo que analisa recursos contra decisões do INSS. Colegiado julga pedidos negados pelo instituto, permitindo aos segurados contestar decisões – foto reprodução – 

    O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) é o órgão especializado em analisar decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra os segurados. Trata-se de um colegiado composto por 29 Juntas de Recursos (que funcionam como uma primeira instância) e quatro Câmaras de Julgamento (o equivalente a uma segunda instância), ao qual cabe julgar os pedidos negados pelo instituto, quando os interessados contestam as decisões.

    Em situações assim, a pessoa tem um prazo de 30 dias contados do dia em que tomou ciência da decisão do INSS para entrar com esse recurso administrativo. Neste caso, não é necessário ter advogado, mas o auxílio de um profissional pode ajudar.

    Ao dar entrada pela primeira vez, o segurado apresenta o chamado recurso ordinário. Mas, se a intenção é contestar uma decisão já proferida pelo CRPS, ou seja, um acórdão, apresenta-se então um recurso especial. Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS, assim como pela central telefônica 135. Vale destacar que o recurso no CRPS é gratuito, diferentemente de um processo na Justiça.

    Existe dois tipos de formulários como modelos a serem preenchidos: o de contestação à Junta de Recursos e o de recurso à Câmara de Julgamento. Mas é preciso dispor de documentos que comprovem as alegações feitas no pedido.

    No que diz respeito ao prazo para análise dos recursos, a advogada Daniela Castro, do Vilhena Silva Advogados, esclarece:

    — O regimento interno do CRPS prevê que o julgamento deve ocorrer no prazo máximo de 365 dias, observadas as prioridades legais, a ordem cronológica de distribuição e as condições estruturais e administrativas. Nos casos de suspensão ou cancelamento de benefício, o julgamento deve ocorrer em até 60 dias. Porém, na prática, os julgamentos levam tempo superior ao previsto no regimento.

    Já recorreu ao CRPS?
    Pediu algum benefício ao INSS e teve seu requerimento indeferido? Recorreu ao CRPS contra essa decisão? Saiba que agora o segurado tem um novo portal para consultar como costuma ser o entendimento dessa instância recursal em casos semelhantes ao seu.

    O Portal de Jurisprudência do CRPS, lançado em setembro, é uma ferramenta digital que possibilita o acesso às decisões, o que permite ao segurado saber quais são as chances de ter ou não seu pedido atendido, com base em exemplos anteriores. As decisões apresentadas, no entanto, não contêm informações pessoais.

    O segurado pode, por exemplo, fazer uma busca utilizando filtros e palavras-chave como: pensão por morte, aposentadoria e benefício por incapacidade. O sistema possibilita fazer a consulta limitada a um certo período, selecionar o tipo de processo e a unidade julgadora, e informar o objeto de recurso, o tipo e a espécie de benefício.

    “Depois disso, aparecem os resultados de como a unidade julgou um certo tema e que critérios foram considerados para embasar aquela decisão, ou seja, qual a jurisprudência estabelecida para o assunto pesquisado”, explica o Ministério da Previdência Social, lembrando que a ferramenta é destinada a servidores, segurados, estudiosos e demais interessados no assunto.

    Acompanhamento do seu recurso
    Depois de ingressar com um pedido no conselho, o segurado do INSS podem acompanhar o andamento de seu próprio recurso. Isso pode ser feito de duas formas: pelo site/app Meu INSS (escolhendo as opções “Recurso” e “Consultar andamento”) ou pelo endereço eletrônico consultaprocessos.inss.gov.br.

    Para que a consulta possa ser feita, é preciso que o cidadão esteja cadastrado no sistema de recurso como parte interessada, seja como titular, como procurador ou como representante legal (curador, tutor, guardião, tutor nato ou administrador provisório). Essa exigência é para garantir que as informações sejam mantidas em sigilo.

    Recursos ao CRPS ou ação judicial?
    É certo que um segurado pode recorrer ao CRPS sem a necessidade de um advogado. Mas o profissional do Direito pode ajudá-lo com orientações nesse processo.

    — Em virtude da quantidade de alterações (na legislação) atualmente, todo pedido de benefício ao INSS será mais interessante com o auxílio de um advogado especializado. Muito assuntos por exemplo, serão mais benéficos se recorridos junto ao CRPS e não ao Judiciário, mas isso quem tem conhecimento são os advogados especializados, ou seja, para determinados pedidos vale a pena tentar sim o CRPS — explica Theodoro Agostinho, advogado especialista em Direito Previdenciário.

    Vale destacar, no entanto, que se o segurado decidir entrar com uma ação judicial na Justiça pelo mesmo motivo apontado no processo administrativo, isso significará que ele renuncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e está desistência do recurso apresentado ao CRPS.

    Entrevista 1: Theodoro Agostinho – Advogado especialista em Direito Previdenciário

    Qual o principal problema dos segurados ao recorrerem ao conselho?
    Muitos recorrem, mas não entendem direito para quem ou o que pedir, pois o sistema é muito burocrático e complexo em suas normas e jurisprudências. Acredito que de cada dez segurados, quatro recorram, mas ainda assim não sabem o que pedir. Por isso, a presença de um especialista no auxílio é fundamental, pois ele saberá o “caminho das pedras”.

    Quantos meses, em média, se espera pela análise do recurso?
    Em alguns casos, de 2 a 4 anos, pois o número de recursos ainda é grandioso. É importante dizer que quando recorremos ao CRPS para nossos clientes é porque já sabemos que determinado assunto será melhor analisado lá do que no Judiciário, o que faz o índice de sucesso chegar a 94% e pagando todos os atrasados.

    Qual o tempo médio de tramitação de uma ação no Judiciário?
    Tanto o judiciário, quanto o CRPS demoram em virtude da quantidade de ações. Em média, de 2 a 5 anos, dependendo do assunto. Mas o que é importante destacarmos é recorrer de forma técnica e segura, visando a garantir não só os benefícios, mas sim o pagamento de todos os atrasados. Imagina esperar cinco anos e não receber todo esse tempo? Por isso é importante entendermos que de fato o advogado não é obrigatório, mas é fundamental na obtenção do melhor benefício.

    Entrevista 2: Daniela Castro – Advogada do escritório Vilhena Silva Advogados

    Como o profissional de Direito pode ajudar o segurado que deseja recorrer ao CRPS?

    O profissional pode apoiar tecnicamente quando a análise do INSS estiver incorreta. Ou é melhor recorrer logo ao judiciário? Depende do caso. Em algumas situações, o entendimento da Autarquia é mais favorável que o do Judiciário e, em outros casos, é possível até mesmo formular um novo pedido administrativo ao INSS.

    Não seria melhor recorrer logo ao Judiciário?
    Depende do caso. Em algumas situações, o entendimento da autarquia é mais favorável que o do Judiciário e, em outros casos, é possível até mesmo formular um novo pedido administrativo ao INSS.

    Há uma estimativa de quantos recorreram ao conselho?
    De cada dez indeferimentos (do INSS), geralmente duas pessoas interpõem o recurso administrativo. Essa baixa adesão decorre, sobretudo, da demora no julgamento desses recursos.

    Existe uma taxa de sucesso no recurso feito ao CRPS?
    Depende muito do benefício solicitado e do motivo da negativa (INSS). Em alguns casos, há erro de análise da própria autarquia; em outros, trata-se de falta de documento não apresentado pelo segurado. Por isso, não é possível estimar uma taxa de sucesso. (Fonte: Extra)

    Notícias FEEB PR

    Compartilhar:

    ARTIGOS RELACIONADOS

    24 de novembro de 2025

    Nota conjunta das entidades representativas dos empregados da Caixa


    Leia mais
    24 de novembro de 2025

    PIX ganha novo mecanismo para recuperar dinheiro de vítimas de fraudes


    Leia mais
    21 de novembro de 2025

    Salário mínimo 2026: quando deve ser definido e qual o valor?


    Leia mais
    21 de novembro de 2025

    Banco Master: o que se sabe sobre a crise que atinge o sistema financeiro e gera impactos políticos.


    Leia mais
    200

    SOBRE NÓS

    O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE LAGUNA, é uma entidade sindical de primeiro grau, autônoma, sem fins lucrativos ou econômicos, com foro jurídico na cidade de Laguna, Estado de Santa Catarina e sede na Avenida Calistrato Muller Salles, nº. 125, no Bairro Progresso, nesta cidade, inscrito no CNPJ/MF sob o n°. 83.264.481/0001-70, reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 28 de Agosto de 1960.

    CONTATO

    (48) 3513-3721

    seeb.laguna@terra.com.br

    Av. Calistrato Muller Salles, 125 - 88790-000
    Bairro Progresso - Laguna, SC

    Sub Sede

    (48) 3356-0276

    Rua Irineu Bornhausen, 334 - 88780-000
    Centro - Imbituba, SC

    BANCOS SEDIADOS NA BASE

    • Banco Bradesco
    • Banco do Brasil
    • Banco Itaú Unibanco
    • Banco Santander
    • Caixa Econômica Federal
    • Destaque
    • Eventos
    • Informativos
    • Outros Bancos
    © 2025 SEEB Laguna. Todos os Direitos Reservados.
    Desenvolvido por Mitweb Agência Digital
      Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
      Configurações de cookiesAceitar
      Gerenciar consentimento

      Visão Geral de Privacidade

      Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies diretamente no seu navegador de internet. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
      Necessário
      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
      SALVAR E ACEITAR