

Até meados de setembro, a famosa pressão ’12 por 8′ era sinônimo de saúde em dia. Mas agora, conforme as novas diretrizes da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), esse número passa a ser considerado pré-hipertensão e deve ser visto como um sinal de alerta.
Preciso tomar remédio?
Em geral, não. Na maioria dos casos, a recomendação para pessoas com pré-hipertensão é mudar hábitos: começar a praticar exercícios físicos regularmente, melhorar a alimentação, evitar o sobrepeso, dormir bem, não fumar, reduzir a ingestão de álcool e controlar o estresse, além de fazer acompanhamento médico regular.
Por que mudou?
O objetivo é prevenir problemas lá na frente, já que evidências científicas mostram que pessoas com pressão sistólica entre 120 e 139 mmHg e diastólica entre 80 e 89 mmHg (valores considerados pré-hipertensão) têm maior risco de ter pressão alta e outros problemas cardiovasculares no futuro.
A hipertensão arterial continua sendo definida como a pressão maior ou igual a ’14 por 9′. Metas mais rígidas para o LDL.
A SBC também lançou novas diretrizes para o nível de gorduras no sangue, com o objetivo de reduzir o risco de eventos cardiovasculares ?como infarto e AVC. (Fonte: Viva bem).
