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    Fraude no INSS : Como pedir o reembolso?

    12 de junho de 2025

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar para aposentados e pensionistas as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos seus benefícios. As associações ou sindicatos que não responderam ou afirmaram que não têm documentos para comprovar a autorização serão alvos de um processo de cobrança para devolverem os valores descontados.

    As respostas começaram a ser enviadas na última segunda-feira, 9, e serão liberadas aos poucos. Entenda abaixo o que fazer e como acompanhar o pedido de reembolso.

    O que fazer se a entidade não respondeu ou não tem documentos?
    O INSS afirmou que, na maioria dos casos, os beneficiários recebem como resposta que a entidade não se manifestou ou informou que não tem os documentos solicitados.

    Nesta situação, o INSS envia Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as organizações devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até cinco dias úteis, a instituição vai acionar a Advocacia Geral da União (AGU).

    Por enquanto, quem receber essa resposta, não precisa fazer nada além de aguardar.

    Como acompanhar o pedido de reembolso do INSS?
    Ao receber a resposta acima, os aposentados e pensionistas podem acompanhar o andamento do processo pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS com os seguintes passos:

    • Entrar no aplicativo ou site do INSS;
    • Informar o CPF e a senha;
    • Selecionar “Do que você precisa?”;
    • Digitar “Consultar pedido”;
    • Clicar em “Detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”.

    O que fazer se a entidade tiver documentos ou processo na Justiça?
    Segundo o INSS, os aposentados e pensionistas também podem ser informados de que a entidade afirmou que tem documentos ou que há um processo na Justiça. Nesses casos, o beneficiário precisa se manifestar, para dizer se concorda ou não com a resposta.

    Esse retorno pode ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS desde o dia 9 de junho ou nas agências dos Correios, a partir do dia 16 de junho. Contudo, a instituição destacou que as pessoas só devem procurar os Correios depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a contestação, já que esse é o limite de tempo para a organização responder.

    “Não é possível apresentar a resposta pelo 135, somente consultas. Não agende também atendimento presencial nas agências do INSS para isso”, informa o órgão.

    Como responder ao retorno da entidade pelo Meu INSS?
    Os primeiros passos são iguais para quem quer acompanhar o processo ou contestar a resposta da entidade pelo Meu INSS.

    A diferença no segundo caso é que, ao clicar no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”, o beneficiário terá a opção de acessar a aba “Cumprir exigência” e deverá avançar conforme as instruções da plataforma. Não é obrigatório anexar nenhum documento. Fonte: (Estadão – Geovanna Hora).

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