Nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, serão realizadas as plenárias da 6ª Conferência das Cidades, etapa municipal de Laguna. O evento será na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e contará com palestras de especialistas, além do momento de definição das propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual e eleição dos delegados(as).
Confira a programação:
Dia 11/04
18h: Recepção/credenciamento/coffee break
19h: Abertura Solene
19h45: Palestra
– Lugares das Mulheres – a condição das mulheres na cidade contemporânea – Palestrante Prof. Ma. Daniela Pareja Garcia Sarmento
– As cidades que precisamos para o futuro que queremos – Palestrante Prof. Dr. Paulo Horta
21h30: Encerramento
Dia 12/04
08h: Recepção/credenciamento/coffee break:
09h: Abertura e validação do regulamento;
09h30: Ilhas propositivas e realização dos grupos temáticos
13h30: Propostas finais: Apresentação e votação, em plenária, das propostas elaboradas nos respectivos grupos temáticos;
16h30 aprox.: Eleição dos delegados/as
Credenciamento de delegados:
Importante ressaltar que: participantes representantes de entidades que tenham interesse em se candidatar como delegadas/os para a Conferência Estadual das Cidades devem prestar atenção aos requisitos para credenciamento, previstos na Convocação e Regimento Interno: < https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/atos/6954629 >
Quem pode participar?
Qualquer morador e cidadão de Laguna pode participar, apresentar propostas e tem direito de voto. Porém, somente os delegados eleitos das entidades representativas poderão apresentar essas propostas na etapa estadual. Todas as entidades podem indicar um delegado.
Entenda:
A comissão organizadora da Conferência Municipal das Cidades, etapa municipal de Laguna, realizou três encontros diferentes, nos últimos meses, para a apresentação dos eixos temáticos que definirão as propostas encaminhadas para a etapa estadual.
O objetivo do poder público foi ouvir a população, identificar problemas e buscar propostas para soluções conjuntas, a curto, médio e longo prazo para desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social.
A Conferência Nacional das Cidades busca, desta forma, construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que ainda não existe.
Saiba mais sobre a comissão organizadora:
A Comissão Organizadora da etapa preparatória municipal, instituída por decreto (nº741, de 8 de janeiro de 2025) é formada por representantes do poder público (Prefeitura de Laguna e Câmara Municipal), movimentos populares, trabalhadores de entidades sindicais, empresários relacionadas à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades acadêmicas, de pesquisa, entidades e conselhos profissionais, além de organizações não governamentais de atuação na área de desenvolvimento urbano.
Mediante credenciamento, os participantes da conferência municipal deverão ser identificados por um segmento ou entidades.As delegadas e os delegados a serem eleitos na Etapa Municipal para a Etapa Estadual deverão necessariamente estar presentes na Conferência Municipal nos dias 11/04 e 12/04 de 2025.
O que é a Conferência das Cidades?
As Conferências das Cidades são espaços democráticos de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Elas têm como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano.
As Conferências surgiram como parte das diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Cidade, que regulamenta o desenvolvimento urbano no Brasil.
Mais informações sobre palestrantes:
Prof. Dr. Paulo Horta: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2000), Pós-Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade de Plymouth, Reino Unido (2013) e pelo Centro de Ciências do Mar pela Universidade do Algarve, Portugal (2018). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba (2004), professor visitante na Universidade de Salento, Itália (2022), e atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Atua na formação de profissionais nas áreas de Oceanografia e Biodiversidade tanto na Graduação quanto na Pós Graduação. Representou o Brasil junto as Nações Unidas como Especialista até 2019. Atualmente se dedica a estudos relacionados ao diagnóstico socioambiental e à busca de soluções para o enfretamento das crises impostas pelas mudanças climáticas e poluição. Contribuindo na construção de articulações e arranjos nacionais e internacionais, tem realizado divulgação científica e fomentado a criação de políticas públicas (municipais, estaduais, federais e internacionais) para garantirmos justiça socioambiental e climática com atenção ao direito da natureza e transgeracional. Fonte < http://lattes.cnpq.br/4149038575526706 >
Prof. Ma. Daniela Pareja Garcia Sarmento: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000). Pós graduação em Desenvolvimento Regional. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) . Mestre pelo Programa de pós Graduação em Desenvolvimento Regional FURB. Participa como estudante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Contemporâneos da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Sócia-fundadora e diretora do escritório de arquitetura Terra Arquitetura e Planejamento Ltda desde 2000 em Blumenau. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina gestão (2018-2020). Vice- Presidente Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Fonte < http://lattes.cnpq.br/2722717804065881 >