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    Bradesco é condenado a indenizar cliente que perdeu R$ 10 mil em “golpe do PIX” pelas redes sociais.

    9 de agosto de 2023

    Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

    O banco Bradesco foi condenado a indenizar uma cliente de Salvador em R$ 14 mil por danos morais e materiais, após ela cair em um golpe do Pix. A mulher perdeu R$ 10 mil ao fazer três transferências bancárias para um estelionatário, por meio de um perfil falso em uma rede social.

    Quando a vítima percebeu que havia sido vítima de um golpe, ela entrou em contato com o Bradesco e pediu o bloqueio das transações, mas o banco não atendeu ao pedido. Por isso, a mulher entrou com uma ação na Justiça contra o banco.

    A Justiça entendeu que o Bradesco foi negligente ao não bloquear as transações e condenou o banco a indenizar a mulher em R$ 14 mil. A decisão é um alerta para os consumidores, que devem estar atentos aos golpes que circulam pelas redes sociais e tomar medidas para se proteger.

    O advogado da cliente do Bradesco, Luiz Vasconcelos, defendeu ainda que é responsabilidade da instituição identificar transações diferentes do normal.

    “Entendo que quando existem operações incomuns nas contas dos clientes, o Banco tem por obrigação identificar essas suspeitas e entrar em contato com eles para confirmar sobre a procedência daquele tipo de ordem de pagamento”, disse ele ao g1.

    Se você cair em um golpe, é importante entrar em contato com seu banco o mais rápido possível e solicitar o bloqueio das transações. Você também pode registrar um boletim de ocorrência na polícia. O advogado alertou ainda clientes de bancos que podem estar passando pela mesma situação e orientou como eles podem prosseguir.

    “Ao perceber que foi vítima desse golpe, o cliente deve abrir imediatamente uma reclamação com a sua instituição financeira e solicitar o bloqueio daquele lançamento. Em seguida, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e buscar todos os contatos possíveis com o seu banco para encontrar uma solução, sempre registrando as ligações, protocolos e, caso haja uma negativa do banco, o consumidor poderá buscar outras providências através dos órgãos de proteção ou por meio de um profissional de sua confiança”.

    Aqui estão algumas dicas para se proteger dos golpes do Pix:

    –Não compartilhe suas informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito, com ninguém.
    -Desconfie de mensagens de texto ou e-mails que pedem dinheiro ou informações pessoais.
    -Nunca faça transferências bancárias para pessoas que você não conhece.
    -Fique atento às notificações do seu banco e informe o banco imediatamente se você notar qualquer atividade suspeita em sua conta
    . (Fonte: Blog do Valente).

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